1.2311 ou 1.2738, QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA O MEU PROJETO?

Segue introdução da matéria publicada na Revista PLÁSTICO MODERO

Os aços utilizados nos moldes para conformação de plásticos necessitam de certas características como:

  1. -Fácil usinagem-Polibilidade
  2. -Temperabilidade (Dureza uniforme ou pequena variação de dureza)
  3. -Tratamento térmico simples
  4. -Resistência mecânica

As características de Polibilidade e Temperabilidade estão intrinsecamente ligadas e são essenciais, principalmente para moldes de grandes dimensões e com grandes cavidades. Para obter Polibilidade é necessário haver dureza homogênea ou pequena variação de dureza ao longo da secção transversal. Regiões com grandes diferenças de dureza podem apresentar diferentes qualidades de polimento. O polimento de melhor qualidade é obtido na região de maior dureza. Por essa razão os aços para moldes plásticos necessitam da propriedade de Temperabilidade, e neste caso, entende-se como “Temperabilidade” a capacidade de promover e garantir o aumento e a uniformidade de dureza em peças de grandes secções através do tratamento térmico de têmpera e revenimento.

Os materiais comumente utilizados nesses moldes são fornecidos na condição Beneficiado (Temperado e Revenido) e possuem dureza relativamente baixa, em torno de 32HRc. Mundialmente as ligas  DIN 1.2311 (similar ao AISI P20) e DIN 1.2738 (similar ao AISI P20+Ni) são as que mais se destacam por oferecerem ótimo custo-benefício, e também por conferirem vida útil prolongada aos moldes.

O objetivo do presente trabalho, de forma simples, é mostrar que para moldes de menores dimensões (espessura até ~ 400mm) ambas as ligas DIN 1.2311 e DIN 1.2738 podem ser utilizadas, ou melhor, o emprego da liga DIN 1.2738 é justificado somente para moldes de grandes dimensões (espessura superior ~ 400mm).

A seguir o estudo comparativo com resultados de testes práticos é mostrado, abrangendo a composição química, dureza, temperabilidade, microestrutura, propriedades mecânicas e também o polimento para as ligas DIN 1.2311 e DIN 1.2738. Os resultados foram obtidos em blocos com dimensões ~ 350x500x3000mm.